ATK

Cravação de Estacas, Perfuração e Pull Out Test para UFVs

Serviços próprios de Cravação de Estacas,
Perfuração de solo e Pull Out Test para usinas solares.

Experiência em projetos UFV de pequeno, médio e grande porte:

  • +120.000 estacas cravadas
  • +500 Pull Out Tests realizados com laudos técnicos completos
  • Atuamos no Brasil e Exterior
  • Máquinas e ferramentas próprias

Cravação de Estacas e Perfuração

A ATK é especializada em cravação de estacas e perfuração para estruturas de usinas solares, adaptando-se a qualquer tipo de solo. Com equipamentos próprios e seguindo critérios técnicos embasados em sondagens, ensaios Pull Out e estudos geotécnicos, garantimos a execução segura e eficiente das fundações.

Métodos de cravação que realizamos:

  • Cravação direta: Método mais rápido, com estacas cravadas diretamente no solo
  • Pré-furo com Cravação (Predrilling): Uma perfuração inicial é feita antes da cravação, garantindo a penetração adequada da estaca sem comprometer seu prumo ou integridade, devido a resistência do solo.
  • Micropilotes: Consiste na perfuração seguida da instalação de estacas de menor diâmetro, com injeção de concreto ou graute para ancoragem.

Pull Out Test (POT)

O Pull Out Test é um ensaio de campo realizado durante o projeto e montagem das estruturas metálicas (trackers) das usinas solares para determinar as características da estrutura e a técnica de cravação. Durante a cravação, o Pull Out Test é realizado em pontos estratégicos da obra para ajustar as fundações às condições reais do solo.

O teste avalia a interação das estacas com o solo, tendo como principal esforço mensurado a tração, mas também considera efeitos de compressão e esforços laterais, garantindo que o sistema de fundação suporte adequadamente as cargas dos módulos, ações do vento e as características geotécnicas do terreno.

Ao final, emitimos um laudo técnico já com registros fotográficos e de execução, além de ART.

Controle de Qualidade Rigoroso

Nossa rotina de qualidade durante o processo de cravação de estacas abrange as seguintes atividades:

Cada uma dessas etapas é essencial para garantir a estabilidade e o desempenho estrutural da usina. A negligência nesses processos pode acarretar sérias consequências, como recalques diferenciais, desalinhamentos, aumento de custos com retrabalhos, redução da vida útil da planta e perdas na geração de energia. Por isso, tratamos o controle de qualidade não como uma etapa adicional, mas como um pilar indispensável para a confiabilidade e longevidade da usina fotovoltaica.